Histórico

Fundada em 17 de dezembro de 1999, a Associação de Apoio à Criança com HIV, teve início a partir de um grupo de profissionais da área da saúde, envolvidos no atendimento de crianças portadoras do HIV, no Instituto de Medicina Tropical do Amazonas.

As crianças vinham de famílias muito carentes e somente os medicamentos não eram suficientes para atender às suas inúmeras necessidades. A partir daí, esse grupo de voluntários, iniciou a distribuição de leite numa tentativa de ajudar a melhorar as condições nutricionais dos pacientes. No entanto, devido ao crescente número de crianças e falta de melhores condições no Instituto para este tipo de atendimento, surgiu à idéia de se criar um ambiente propício para essas doações. Com esta proposta em mãos, foi-se em busca de um local adequado. Um antigo sobrado, foi prontamente cedido pela prefeitura da cidade para este fim. Com a casa já assegurada, foi então constituída legalmente a Organização Não Governamental (ONG) denominada Associação de Apoio à Criança com HIV (AACH) – Casa Vhida.

Inicialmente abrigando 3 crianças , a Casa Vhida rapidamente tornou – se o lar de uma série de pequenos pacientes que nasciam sob o estigma do HIV. O imóvel apesar de espaçoso , necessitava de sérias reformas e tornou-se insatisfatório para o atender à crescente demanda.

Mais uma vez contando com a Prefeitura de Manaus e alguns voluntários , a concessão de um terreno , propiciou em novembro de 2003, o início das obras de uma nova sede. Com a participação da comunidade local, empresas e parcerias internacionais , foi inaugurada em julho de 2004, a nova Casa Vhida.

A nova sede , conta com uma infra-estrutura especialmente preparada para abrigar as crianças e oferece salas de aula, mini - quadra de esportes, área de atendimento médico equipada, consultórios odontológico e psicológico , refeitório amplo, sala de dança e lazer além de quartos separados por sexo e faixa etária.